• ebook para distribuição gratuita

COMUNICAÇÃO

Para mim, quer eu queira ou não, a coisa mais importante que existe no mundo sou eu mesmo, é o meu corpo, é a minha vida. Posso dizer que as pessoas que amo são mais importantes do que eu, mas ainda assim vou estar me referindo a um sentimento meu.

Creio que, ao me comunicar com outras pessoas, devo ter sempre em mente o fato de que elas também são as pessoas mais importantes do mundo para elas mesmas. Que cada pessoa que existe também se tem em alta conta e gosta de ser tratada com humanidade e verdadeiro interesse. Que cada pessoa é singular e carrega em si um mundo próprio.

E a comunicação em nossa sociedade é tudo!

Ao me comunicar com outras pessoas, devo levar em consideração que, assim como eu, elas precisam ser tratadas como seres responsáveis, de confiança e eficientes para corresponderem de maneira satisfatória às minhas expectativas. E, acima de tudo, elas precisam ter certeza de que estão participando da situação em questão e sendo realmente úteis.

Acredito que todas as pessoas, assim como eu, precisam enxergar que suas habilidades, sejam elas quais forem, estão sendo aproveitadas com o devido respeito.

E tem outra: uma pessoa consegue que eu faça o que ela quer simplesmente sendo amiga e justa, mostrando para mim que aquilo é necessário e me dando meios para fazer tal coisa. Se essa pessoa for o meu chefe, basta que ele seja claro, basta que peça ao invés de exigir, basta que me trate com naturalidade.

 Nessas condições de comunicação, ninguém manda e ninguém obedece, todo mundo participa.

Trecho do livro: COM LICENÇA, NATUREZA
Baixar (versão PDF)
Baixar (versão EPUB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário